Como traduzir um template do WordPress

Se você instalou algum template (tema) para o WordPress e percebeu que algumas palavras estão em inglês ou outra língua, mesmo que o seu WordPress seja em português você precisa fazer a tradução do tema.

Os arquivos de localização do WordPress utilizam o GetText, uma biblioteca do projeto GNU para fazer internacionalização de software. Os arquivos do GetText tem a extensão .po e .mo.

Para editar estes arquivos é necessário um editor especial. Existem alguns editores para este tipo de arquivo. O GTed é um plugin do Eclipse e me parece ser muito completo apesar de que não o conheço.

Para este tutorial vamos usar o Poedit, um pequeno editor dedicado para este fim. Existem versões para MAC OS X, Windows e Linux. Caso você não use linux faça o download do editor no site: http://www.poedit.net.

Caso use Linux execute os seguintes comandos no shell:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install poedit
$ poedit

O último comando abrirá o poedit:

Tela do Poedit

Internacionalização usando o Poedit


Encontre o arquivo .po original. Neste exemplo o arquivo está em:

wp-content/themes/twentyeleven/languages/pt_BR.po.

Leve em consideração que o twentyeleven é o nome do template que estou usando e que ele já vem em português.

Após encontrado o arquivo crie uma cópia do mesmo renomeando usando o código da língua e pais da tradução. Para português brasileiro pt_BR, para português de portugual pt_PT, para inglês, en_US.

Abra o arquivo que você criou com o poedit e agora é só traduzir. A coluna original string está a string na sua versão original que também é exibida na primeira caixa de texto abaixo da tabela. Na segunda coluna da tabela estão as strings traduzidas que você insere na caixa de texto mais abaixo da tela.

Você pode usar as teclas tab e as setas para navegar mais facilmente entre os itens do poedit.

 

Depois é só salvar e pronto!

Sobre o autor

Um desenvolvedor web veterano que está sempre a procura de novas tecnologias que facilitem o desenvolvimento de aplicativos ricos para a internet. Louco por tecnologia, games e Linux.

Deixe uma resposta