Instalando o fonz fun_plug no D-Link DNS-320 NAS

Network Attached Storage

D-Link DNS-320 NAS

O NAS ou Network Attached Storage DNS-320 da D-Link é um servidor de arquivos muito bom e barato que me ajuda a sincronizar e compartilhar arquivos entre os diversos dispositivos na minha rede, como celulares, tablets, notebooks e desktops.

A característica que mais gosto no DNS-320 é a possibilidade de rodar o Debian Linux Squeeze nele.

Não vou discutir muito sobre as suas especificações e funcionalidades pois considero que se você encontrou esta página provavelmente é porque já conhece o equipamento. Caso contrário, neste link você encontrará as suas especificações.

Este tutorial é dividido em duas partes: esta primeira parte abrange a atualização de firmware e a instalação do fonz fun_plug. A segunda parte abrange a instalação e configuração do Debian Linux Squeeze. A intenção é extrair o máximo do hardware. Ter mais controle sobre as configurações e instalar novos software e recursos no seu sistema.

Então, mãos à obra!

Primeiro passo: Atualizar firmware.


O firmware mais atual no momento é o 2.03. Este firmware resolve alguns problemas citados por outros usuários do fórum da D-Link. Comigo não tive problemas com este NAS mas mesmo assim optei por usar a versão mais atual. Faça o download do firmware no link abaixo:

ftp://ftp.dlink.com/Multimedia/dns320/Firmware/dns320_FW_203

Entre na administração do NAS e vá em System Management e Firmware Upgrade. Anexe o arquivo dns320_FW_203 e clique em apply.

Atualizando o Firmware

Atualizando o Firmware

Firmware Atualizado

Firmware Atualizado

Segundo passo: Instalação do Fonz Fun_Plug

Não sei por que diabos se chama fonz fun_plug e nem porque não é algo fornecido pela D-Link apesar de estar mencionado no site, manuais, fórum, etc.
O fun_plug é um script que o NAS procura na raiz do Volume_1 e executa se encontrar. Com este fun_plug você pode adicionar mais funções ao seu NAS como telnet, ssh, apache, php, etc. Veja a lista de pacotes disponíveis neste link:

http://www.inreto.de/dns323/fun-plug/0.7/arm/PACKAGES.html

A raiz do site do fonz fun_plug é:
http://www.inreto.de/dns323/fun-plug/

Apesar de todos os tutoriais encontrados na net apontarem para a versão 0.5 vamos usar a 0.7 pelo motivo óbvio: gosto de versões atualizadas! Baixe os seguintes arquivos:

http://www.inreto.de/dns323/fun-plug/0.7/arm/fun_plug
http://www.inreto.de/dns323/fun-plug/0.7/arm/fun_plug.tgz

Edite o script fun_plug alterando:
/mnt/HD_a2
para:
/mnt/HD/HD_a2

Faça uma cópia do script fun_plug com o nome: fun_plug.ffp

e coloque os 3 arquivos em \\DNS-device\Volume_1 onde “DNS-device” é o IP do seu NAS. 😉

Reinicie o NAS pela interface de administração WEB: Management > System Management > System Settings > Restart

Terceiro Passo: Conectar via Telnet

Se tudo der certo o arquivo fun_plug.tgz terá sido descompactado na pasta ffp e será possível conectar ao NAS por telnet.

# Altere 192.168.0.2 para o IP do seu NAS
 telnet 192.168.0.2

Agora que você está conectado ao NAS, vamos alterar a senha de root e configurar seu shell e pasta home.

pwconv
 passwd
 usermod -s /ffp/bin/sh root
 mkdir -p /ffp/home/root/

# Ignore o erro
 usermod -d /ffp/home/root/ root

# Vamos logar como root
 login

Se tudo funcionar é hora de configurar o ambiente para guardar as alterações caso contrário tudo volta como antes no próximo reboot.

Você vai precisar executar um script para isso. Ele está hospedado no link http://wolf-u.li/u/172/. Caso o link esteja funcionando ainda basta usar o wget para fazer o download:

wget http://wolf-u.li/u/172/ -O /ffp/sbin/store-passwd.sh

Caso o link tenha saido do ar eu copiei o conteúdo do script abaixo:

#!/ffp/bin/sh

PATH=/ffp/sbin:/ffp/bin:$PATH

if [[ -d /usr/local/config/ ]]; then
	echo "Saving Userdata to /usr/local/config/"
	cp -f /etc/passwd /usr/local/config/
	cp -f /etc/group /usr/local/config/
	cp -f /etc/shadow /usr/local/config/
	cp -f /etc/samba/smbpasswd /usr/local/config/
else
	echo "Saving Userdata to flash storage"
	echo "Mounting flash ..."
	mount -t minix /dev/mtdblock0 /sys/mtd1
	mount -t minix /dev/mtdblock1 /sys/mtd2
	echo "Updating files ..."
	for d in /usr/local/config /sys/mtd1 /sys/mtd2 /mnt/HD_a4/.systemfile/AccountFile /mnt/HD_b4/.systemfile/AccountFile; do
		if [ -d "$d" ]; then
			for f in /etc/passwd /etc/group /etc/shadow /etc/samba/smbpasswd; do
				b=$(basename $f)
				if [ -e "$d/$b" ]; then
					echo "  $d/$b"
					cp -f $f $d
				fi
			done
		fi
	done
	echo "Unmounting flash ..."
	sync
	umount /sys/mtd1
	umount /sys/mtd2
fi
# Crie e cole o conteúdo em /ffp/sbin/store-passwd.sh
vi /ffp/sbin/store-passwd.sh

Agora basta executar o script:

store-passwd.sh

Quarto Passo: Habilitar o SSH

chmod a+x /ffp/start/sshd.sh
sh /ffp/start/sshd.sh start

Quinto Passo: Desabilitar o Telnet

Saia da sessão do telnet digitando exit duas vezes e faça o login via ssh.

# Substitua 192.168.0.2 pelo ip do seu NAS
ssh root@192.168.0.2

# Desabilite o telnet
chmod -x /ffp/start/telnetd.sh

# Feche a sessão
exit

Agora reinicie o NAS para testar.

Sobre o autor

Um desenvolvedor web veterano que está sempre a procura de novas tecnologias que facilitem o desenvolvimento de aplicativos ricos para a internet. Louco por tecnologia, games e Linux.

96 Comentários

  1. Ricardo Fiamoncini25 de novembro de 2012 at 23:45

    Boa noite Leonardo,

    Também tenho um Dlink DNS320 e queria aproveitá-lo melhor instalando novas aplicações. Foi aí que encontrei seu site e o POST para instalação do FONZ FUN_PLUG.

    Segui o passo a passo e deu tudo certo. Tenho acesso liberado ao meu servidor via telnet.

    Percebi que após a atualização do FIRMWARE para a versão 2.03 a aplicação AjaXplorer desapareceu e foi incluído o item AMAZON S3. Apesar de não utilizar o AjaXplorer por causa da pasta raiz que não era a “volume_1″ e também por ser acessível a todos usuários do servidor sem restrição, eu prefiro um layout mais amigável para gerenciar meus arquivos quando acesso remotamente pela internet meu servidor parecido com o layout proposto pelo Ajaxplorer. O “Servidor de Arquivos web” que a DLINK disponibilizou é muito ruim e pouco prático.

    Minha pergunta é: Como instalo novas aplicações no menu servidor Sharecenter? Começando por um bom gerenciador de arquivos para WEB…

    Obrigado e parabéns pela iniciativa de compartilhar conhecimentos e informações.

    Ricardo
    Florianópolis-SC

    • Leonardo Lima de Vasconcellos26 de novembro de 2012 at 0:35

      Fico feliz que tenha ajudado! Quanto ao AjaXplorer eu também senti falta dele. Lí em algum lugar que me parece que foi tirado pois comprometia a estabilidade ou segurança do NAS. Talvez uma boa alternativa ao AjaXplorer seja o Extplorer, um gerenciador de arquivos web mais completo do que o AjaXplorer.
      Sobre instalar mais programas na página de administração do NAS eu não saberia dizer, mas você pode instalar qualquer outro software no seu NAS agora que ele está rodando o Debian. Procure instruções de como instalar seu software preferido no Debian e pronto. Dê preferência por softwares que possuem interfaces de administração web, assim você pode acessá-lo usando o browser e não o shell.

      Estou fazendo umas instalações no meu NAS e logo vou postar aqui as descobertas. Fique ligado!

  2. Ricardo3 de dezembro de 2012 at 14:39

    Leonardo,

    Estou tendo problemas para acessar o NAS remotamente após a instalação do FONZ FUN-PLUG, e gostaria de pode estar havendo algum conflito com alguma aplicação instalada.

    Favor esclarecer uma dúvida, após terminar esse passo a passo o debian está instalado no NAS, rodando em paralelo ao sistema original do fabricante?

    Grato,
    Ricardo

    • Leonardo Lima de Vasconcellos3 de dezembro de 2012 at 15:17

      O modelo do seu NAS é o DNS 320? A primeira comunicação com o NAS após o fun_plug é via telnet. Verifique o acesso a porta 21.
      O Debian, seguindo os passos que publiquei, estará rodando em chroot, ou seja, em paralelo ao sistema original que também é Linux.

  3. Ricardo3 de dezembro de 2012 at 16:30

    Sim é o DNS320, dentro da minha rede interna está ele funcionando normalmente, tanto no acesso a pagina web administrativa do NAS e via FTP, bem como via Telnet após a instalação do fun_plug.

    O que não consigo mais é acessar remotamente via web do meu trabalho, e não é problema de configuração de portas ou modem porque tenho outra máquina com um servidor Ubuntu e está acessando normalmente.

    Então, pelo que entendi o que foi instalado nessa primeira etapa ainda não é o Debian, certo? E nessa etapa nenhum serviço pode estar conflitando com o serviços originais?

    • Leonardo Lima de Vasconcellos3 de dezembro de 2012 at 17:17

      Exato. O fun_plug não é o Debian e sim alguns serviços configurados para rodar com o Linux que vem de fábrica. O fun_plug depois permite a instalação do Debian em chroot.

  4. Ricardo3 de dezembro de 2012 at 16:51

    Fazendo uma análise melhor do problema, o que não estou conseguindo fazer é me logar, porque a tela inicial do login do Sharecenter chega a carregar.

    • Leonardo Lima de Vasconcellos3 de dezembro de 2012 at 17:19

      Você atualizou o firmware? Caso sim tente logar com admin sem senha ou então faça o procedimento de restauração dos padrões de fábrica apertando o botão de reset na traseira do NAS. Consulte o manual sobre o reset caso tenha dúvida.

  5. Ricardo3 de dezembro de 2012 at 17:41

    Atualizei o firmware sim. Acabo de verificar no log do NAS que nas tentativas de login que fiz durante essa tarde foram bem sucedidas, mas quando tentei acessar pelo navegador dá erro e a tela de administração do NAS não carrega. Será que tem alguma coisa haver com o uso do DDNS, utilizo dlinkddns.com na porta 8080?

  6. Ricardo4 de dezembro de 2012 at 13:57

    Leonardo, Fazendo o reset do aparelho, pode haver risco de perda de arquivos ou algum tipo de incompatibilidade na leitura dos dados existentes nos discos.

    • Leonardo Lima de Vasconcellos5 de dezembro de 2012 at 14:56

      Eu já fiz esse procedimento e como tinha o mesmo receio tirei o HD de dentro antes de resetar. Funcionou bem e não perdi nada.

  7. rafael5 de dezembro de 2012 at 17:26

    quais software vc recomenda instalar no DNS-320?

    • Leonardo Lima de Vasconcellos5 de dezembro de 2012 at 19:28

      Então, com o Debian instalado você pode instalar o que quiser. Qualquer software que rode no Linux. Pode ser um servidor apache com ruby, php e mysql ou um software de streaming de vídeo. Em breve farei um tutorial sobre automatização de downloads via torrent. Curta a página no facebook ou clique em “Notifique-me de novos artigos por e-mail” nos comentários para ficar por dentro quando sair o tutorial.

  8. Ricardo6 de dezembro de 2012 at 13:15

    Leonardo, não estou conseguindo encontrar o problema para acessar remotamente a tela de administração do NAS, gostaria de desfazer o FUN_PLUG para verificar se está havendo algum conflito. Como devo proceder? Grato.

  9. Leonardo Lima de Vasconcellos6 de dezembro de 2012 at 13:25

    Ricardo, para remover o fun_plug apenas remova o script e a pasta do fun_plug da raiz do Volume_1 e reinicie o NAS.
    Agora uma dúvida: você está tentando acessar a página da administração via https? Porque essa página tem problemas com https para certos browsers. Tente browsers diferentes como o Firefox, Opera ou o Internet Explorer (eca).

  10. Ricardo6 de dezembro de 2012 at 15:51

    Acesso via http.
    Caso eu queria voltar com os arquivos e a pasta fun_plug, é simplesmente mover novamente para a pasta raiz?

  11. Anderson23 de janeiro de 2013 at 19:53

    Leonardo, boa noite.
    Não consigo acessar meu NAS de fora da minha rede interna de jeito NENHUM…já liberei tudo no modem, já fiz tutorial…já fiz tudo que achei na net e NADAAAAAAA…
    Será que você poderia me ajudar ???
    Ficarei agradecido d+++++++
    Abraços

    • Leonardo Lima de Vasconcellos25 de janeiro de 2013 at 22:20

      Anderson, se você consegue acessar um recurso do NAS na rede interna e não externamente você tem um problema de rede e não no NAS. Sugiro reservar um IP fixo para o NAS na configuração do DHCP do roteador. Configure também um serviço de DNS dinâmico para facilitar o acesso. Por último mapeie as portas que deseja acessar remotamente. Eu sugiro usar apenas a porta do ssh, 22 por padrão. O que já é suficiente para acessar arquivos e administrar o NAS. Agora se você está tentando acessar a administração web do NAS pela rede externa parece que existem problemas com o sistema que impedem isso. É um bug mesmo se não estou enganado. Boa sorte!

      • Anderson27 de janeiro de 2013 at 12:06

        Em primeiro lugar, agradeço a resposta.
        O NAS já tem IP fixo e seriço DDNS configurado…
        Estava tentando acessar via http pelo endereço do DDNS…está certo isso ??
        Como vc faz pra acessar pela porta 22 ?
        Lembrando que já liberei diversas portas no roteador e nada….

  12. GENIVALDO A. MATOS26 de janeiro de 2013 at 13:11

    Boa tarde Leonardo.
    Estou encontrando muita dificuldade para acessar minha NAS DLINK DNS-320 remotamente.
    Na verdade, não sei por onde começar, para conseguir isso. Tenho pouca experiência. Gostaria de sua ajuda. Apesar de ler seu tutorial, não sei como fazer isso. O arquivo fun-plug/, não está presente no volume_1 da minha NAS. Consigo acessar todos os arquivos pela minha rede doméstica, por wi fi e por cabo.
    Ficarei muito agradecido se você puder me ajudar.

    Agradeço antecipadamente por sua atenção.

    • Leonardo Lima de Vasconcellos26 de janeiro de 2013 at 13:15

      Veja a resposta ao comentário do Anderson. Qualquer dúvida entre em contato.

      • GENIVALDO A. MATOS26 de janeiro de 2013 at 15:25

        Já consegui atualizar a firmware 2.03. O problema é que não sei como instalar os arquivos no volume_1. Como te falei o arquivo fun_plug não está presente no volume_1. Outra coisa, já tenho um serviço de DNS dinâmico.

        • Leonardo Lima de Vasconcellos26 de janeiro de 2013 at 15:31

          Basta copiar os arquivos para a raiz do NAS da mesma forma como copia qualquer outro arquivo. Tente ser mais específico para que eu possa ajudar…

          • GENIVALDO A. MATOS26 de janeiro de 2013 at 15:46

            Leonardo me desculpe a falta de experiência.
            Baixei este arquivo: fun_plug.tgz. Faço a descompctção dentro do volume_1?
            Outra coisa eu uso o windows 7

            Obrigado

  13. Leonardo Lima de Vasconcellos26 de janeiro de 2013 at 15:55

    Genivaldo, não descompacte, apenas copie para o NAS junto com o script fun-plug (são dois arquivos diferentes). Leia o tutorial com muita atenção que você se sairá bem.

  14. GENIVALDO A. MATOS26 de janeiro de 2013 at 17:48

    Leonardo coloquei fun-plug. Agora, onde baixo este arquivo script fun-pluge, e como faço para editar o script fun_plug alterando: ??
    /mnt/HD_a2
    para:
    /mnt/HD/HD_a2.

  15. GENIVALDO A. MATOS27 de janeiro de 2013 at 8:58

    Leonardo Bom dia.
    Este arquivo: http://www.inreto.de/dns323/fun-plug/0.7/arm/fun_plug.tgz, eu consegui baixar, mas este: http://www.inreto.de/dns323/fun-plug/0.7/arm/fun_plug, não consigo. Outra coisa, veja se estou fazendo certo: No bloco de notas coloco este arquivo:/mnt/HD/HD_a2, e salvo como fun_plug.ffp?
    Ai vc fala par colocar os 3 arquivos em: \\DNS-device\Volume_1(É uma pasta que eu coloco no volume_1?) Esses 3 arquivos é o fun-plug, fun_plug.ffp, ai fica faltando o o outro, certo?

    Obrigado

  16. Mauricio1 de fevereiro de 2013 at 9:58

    Leonardo, bom dia!
    Estou tendo um problema parecido com o do Anderson. Embora tenha criado uma conta DDNS e configurado ela no meu DNS-320, status contectado com sucesso, etc. Fiz o forwarding no roteador da porta 80, não tenho sucesso em acessar, fora da minha rede, meu DNS. Já tentei seguir os tutoriais da WEB e do suporte DLINK, já mandei emails para eles, mas parece que eles sequer leram meu email, pois falo em DDNS e eles respondem FTP, pedindo para eu ler o manual (o que já fiz). Enfim, gostaria de uma luz para poder configurar o acesso de fora da minha rede, para o DNS-320, por meio do domínio criado na conta DDNS. Tens como ajudar? Em um site que testa as portas, dando o IP do meu roteador, parece que a porta 80 está fechada, mas de fato está tudo OK, salvo algo que não estou percebendo….meu roteador é um DLink DIR635.
    Obrigado

    • Leonardo Lima de Vasconcellos1 de fevereiro de 2013 at 10:51

      A porta 80 é filtrada na maioria dos provedores de internet para impedir que você tenha um servidor de páginas. Você pode alterar a porta para 8080 ou algo do tipo mas como já respondi em outro comentário eu prefiro configurar o acesso ssh para o NAS e assim acessar por sftp usando um cliente ftp como o filezilla.

  17. Anselmo Reis2 de fevereiro de 2013 at 8:27

    Fala gente boa, faz algum tempo que tenho o 320, infelizmente deu pau num hd do raid e tive que formatar e não lembrava como instalar e sua ajuda foi crucial. obrigado.
    Para os amigos que estão com problema de baixa o arquivo, usa esse link:
    wolf-u.li/u/433 e só baixar.
    Nunca pensei em instalar o linux ele, pois uso ele para o transmission.

    Valeu

  18. rafael5 de fevereiro de 2013 at 22:09

    não to conseguindo inatalar o transmission, alguem pode dar um help?

  19. Sandro Gontijo30 de março de 2013 at 13:13

    Meu caro, apos o BOOT não descompacta o .tar e não cria a estrutura, no log apresenta a Mensagem “**** fun_plug script for DNS-323 (2008-08-11 tp@fonz.de) ****
    Sat Mar 30 13:05:14 ART 2013
    ln -snf /mnt/HD/HD_a2/ffp /ffp
    /ffp/etc/rc: Not found or not executable”

    Reparei que e o seguinte, se tentar abrir o arquivo com o comando tar -zxf apresenta o erro abaixo.

    tar: qtn_file_apply_to_path(var/run/fp.ctl): Operation not permitted
    tar: Error exit delayed from previous errors.

    • Leonardo Lima de Vasconcellos22 de abril de 2013 at 14:06

      Você já conseguiu resolver o problemas? Poderia compartilhar conosco a solução? O DNS-323 deve ser um pouco diferente. Veja se o script não aponta para aquivos com caminhos diferentes do seu e corrija para o path correto. Caso não tenha conseguido resolver me diga que eu te ajudo. Estive um pouco offline nos últimos tempos mas estou de volta!

  20. Carlos Eduardo31 de março de 2013 at 21:26

    Leonardo, Por favor preciso de ajuda.
    Meu 320 travou e sumiu a minha pasta P2P.
    O Volume_1 consegui acessar e meus arquivos estão lá. Ele continua baixando os arquivos torrent só não não consigo acessa-los.
    Pensei em fazer a restauração de fabrica mas sera que vou perder os meus arquivos do Volume_1 ?
    Tenho como restaurar a Pasta P2P e voltar a baixar os arquivos torrents ?
    Desde já agradeço.

    Carlos Eduardo

  21. Otavio25 de abril de 2013 at 23:14

    Caro Leonardo, é possivel transformar o DNS-320 em um DVR como o DNR-322?
    Ou seja, instalar um software para gravação de video a partir de cameras IP.

    Obrigado

  22. Antonio Carlos12 de setembro de 2013 at 14:28

    Leonardo, boa tarde!

    Eu consegui instalar o fun_plug, mas depois de instalado não sei o que fazer com ele ainda. Quais programas você indica instalar?

    Eu instalei o owncloud e no meu DNS-320L não roda bem, fica travando. Existe outro programa similar?

    Seria muito interessante fazer uma lista dos pacotes do fun_plug e descrever a função de cada um.

    Obrigado!

  23. Ivan19 de setembro de 2013 at 6:57

    Tenho um Dns320L creio que seja o mesmo sistema do 320 mais atualizado.
    Minha questão é estou querendo fazer streaming direto do ftp isso é possível com esse NAS?
    Pois quando criei um servidor pelo filezilla server através do meu computador consegui usa-lo como streaming via FTP.
    Teria alguma ideia sobre isso?

    • Leonardo Lima de Vasconcellos2 de janeiro de 2014 at 17:57

      Desculpe a demora para responder. Estive com o site fora do ar durante algum tempo. O FTP não é o melhor protocolo para streaming. Tenta usar o Samba – Windows (SMB ou CIFS) ou o NFS que é para linux e bem mais rápido. Existem outras alternativas mais rápidas ainda mas requerem configurações adicionais. Se ainda tiver dúvidas poste aqui.

  24. Fabricio5 de janeiro de 2014 at 23:39

    Este procededimento roda sem bugs para modelo 320l ?, pretendo instalar o Mysql nele e se possivel o apache…

    • Leonardo Lima de Vasconcellos6 de janeiro de 2014 at 0:36

      Eu não sei dizer. Provavelmente sim. O procedimento não altera o firmware do seu NAS e caso o resultado não seja satisfatório você pode reverter apenas apagando os arquivos do fun_plug. Porque não tenta e depois compartilha aqui o resultado?

  25. Fabricio Guedes6 de janeiro de 2014 at 15:36

    Leonardo quando insiro os arquivos na raiz do Volume_1 , faço o reboot mas ele nem descompacta, li em algusn forums que teria que subir no diretório acima, mas a NAS já cria por default, tentei por FTP, subir na raiz e sem sucesso,estou usando a ultima firmware, achei bem estranho será que esta nova firmware bloqueia este procedimento ?Att.

    • Leonardo Lima de Vasconcellos6 de janeiro de 2014 at 15:50

      Fabricio, no meu tem que ser na raiz do Volume_1. Vou ter que dar uma pesquisada sobre isso. Se você fez a alteração do script fun_plug de /mnt/HD_a2 para /mnt/HD/HD_a2 experimente sem fazer a alteração.

  26. Fabricio Guedes6 de janeiro de 2014 at 15:58

    Acabei de acessar remoto lá, fiz sem alteração do arquivo, não fez nada…. to pesquisando aqui nos gringos tb!

  27. Douglas Adario12 de março de 2014 at 14:11

    Cara instalei tranquilamente o fun agora gostaria de instalar o apache mais estou com dificuldade, você conserguiu instalar normalmente? o meu é o 320L

  28. Fabio15 de abril de 2014 at 17:13

    Boa tarde,
    Comprei um DNS 320L, para centralizar os arquivos da minha empresa que possui a matriz e mais duas filiais.
    Na matriz os acessos serão locais, e estão funcionando perfeitamente, agora preciso saber se é possivel fazer nas filiais o mapeamento de unidade de rede, apontando para o DNS 320L que esta na matriz, para que as filiais acessem os arquivos como a matriz acessa local e não por aquela merda de console que abre no browser…rs
    Espero que consiga me ajudar…rs

    Obrigado.

  29. Marcidio Cardoso19 de junho de 2014 at 10:52

    Caro Leonardo, estou com um problema que não encontro uma resposta. Tenho um NAS 320L, instalação normal, Rede, roteador e cabos padrão Gigabit.
    Após configuração padrão realizei o mapeamento no Windows e copia para o NAS ocorrendo em uma velocidade excelente ai começou algo que não estou conseguindo resolver.
    Já eliminei ser problema de roteador, cabo e rede.
    Se copio um arquivo do NAS para o micro, copia ocorre normalmente. Se copiar um arquivo do micro para o NAS ou existe um atraso de quase 1 minuto para iniciar a copia e quando inicia acontece em velocidade normal ou da o erro que não encontrou o caminho na rede.
    Já testei com outro micro e o problema é o mesmo.
    Quando estou passando um filme na TV Samsung chega um momento que o filme interrompe e é como se o NAS tivesse saído da rede e depois ele volta a TV deixa de visualizar ele e depois ele reaparece.
    Hibernação desligada e Idle em 998 minutos.
    Como a copia de arquivos do NAS para o micro sempre ocorre de forma normal acredito ser um problema do próprio NAS ou uma caracterisitca dele.
    Você saberia o que pode ser?
    Se eu instalar um servidor SAMBA será que resolveria?
    Poderia ser alguma configuração do próprio HD – Seagate de 3TB.
    Grato,
    Marcidio

  30. Rodrigo de Araujo Rosa11 de outubro de 2014 at 0:51

    Leonardo boa noite!!! Muito obrigado por esse post.

    Cara estou tendo dificuldades, segui todos os seus passos, tenho um DNS-320, porém após reiniciar o NAS, tento acessar por SSH via putty, usando root e a senha definida no início do tutorial por mim, mas não tenho sucesso, tomo um Access Denied na cara. O que fiz de errado? Segue o log do ffp:

    ****
    Sat Oct 11 00:30:01 ART 2014
    ln -snf /mnt/HD/HD_a2/ffp /ffp
    * Running /ffp/etc/fun_plug.init …
    * Running /ffp/etc/rc …
    * /ffp/start/SERVERS.sh inactive
    * /ffp/start/portmap.sh inactive
    * /ffp/start/nfsd.sh inactive
    * /ffp/start/LOGIN.sh inactive
    * /ffp/start/telnetd.sh inactive
    * /ffp/start/sshd.sh …
    Generating public/private ecdsa key pair.
    /ffp/etc/ssh/ssh_host_ecdsa_key already exists.
    Overwrite (y/n)? Starting /ffp/sbin/sshd
    * /ffp/start/rsyncd.sh inactive
    * /ffp/start/kickwebs.sh inactive
    * /ffp/start/lighttpd.sh inactive
    * /ffp/start/inetd.sh inactive
    * /ffp/start/fp_master.sh inactive
    * OK

    • Leonardo Lima de Vasconcellos18 de outubro de 2014 at 20:54

      Sendo o Hardware e o software iguais só restam falhas humanas. Tente repetir todos os passos prestando atenção por mensagens de erro.

  31. Rodrigo de Araujo Rosa11 de outubro de 2014 at 0:56

    Ah! Em tempo, consigo apenas acessar pelo DNS, pelo IP eu não consigo…

  32. Rodrigo de Araujo Rosa11 de outubro de 2014 at 1:20

    Leonardo, desculpe incomodar, deu tudo certo agora. Não apliquei esse passo do seu tutorial: Agora basta executar o script:
    1 store-passwd.sh

    Muito obrigado!!!

  33. Paulo Cruz29 de janeiro de 2015 at 23:02

    Ola, estou acompanhando suas dicas muito legais. Tenho um DNS320L e uso o recurso Surveillince (vem com o ultimo update) pra fazer NVR de 4 cameras IP Dlink 930L e uso o ftp pra mais 5 cameras IP Dlink 930L. Além dos recursos raid e P2P torrent. Muito satisfeito.

  34. leandro@leandromoreira.eti.br22 de fevereiro de 2015 at 11:56

    Pessoal, bom dia!
    Tenho o 320L e não to conseguindo baixar o firmware 2.03 essa atualização é mesmo necessária? Se for algume tem firmware pra disponibilizar?

    Att.

  35. moreiral22 de fevereiro de 2015 at 21:10

    Alguém teve problemas com a senha do root? eu fiz tudo certinho o pwconv ta dando o erro abaixo e ele não salva a senha do root, reboot perde a senha que eu to colocando!

    To fazendo esses passso:

    pwconv
    passwd
    usermod -s /ffp/bin/sh root
    mkdir -p /ffp/home/root/

    # Ignore o erro
    usermod -d /ffp/home/root/ root

    # Vamos logar como root
    login

    sh-4.1# pwconv
    pwconv: failed to change the mode of /etc/passwd- to 0600

    Agradeço a ajuda!

    • Leonardo Lima de Vasconcellos23 de fevereiro de 2015 at 16:48

      O seu NAS é o 320 ou 320L? Esse fun_plug serve apenas para o 320.

      • moreiral23 de fevereiro de 2015 at 18:23

        O meu nas é o 320L, o passo que deu problema “pwconv: failed to change the mode of /etc/passwd- to 0600”

        Consegui resolver criando o arquivo na munheca:

        touch /etc/passwd-

        Ao fazer isso ele executa o comanado pwconv se problema algum, por acaso você sabe se existe o fun_plug para o 320L e onde acho os pacotes?

        Vi aqyi no blogue que algumas pessoas conseguiram instalar no 320L por isso resolvi tentar, pois preciso instalar iSCSI no meu NAS.

        Att.

  36. moreiral23 de fevereiro de 2015 at 21:48

    To enfrentando um problema se alguém já tiver passado e puder ajudar fico grato, ele não ta salvando a senha do root e não ta deixando logar com o root sem senha, se alguém já passou por isso e puder dar uma luz.

    Já fiz de tudo ele simplesmente reseta os arquivos se eu conseguisse descobri de onde ele restaura esse arquivos eu alterava eles lá mas não faço idéia.

  37. moreiral23 de fevereiro de 2015 at 22:29

    Leonardo, fiz um trem muito doido que deu certo:

    1) alterei a senha do root com o passwd que vem no ffp (/ffp/bin/passwd)

    2) editei o arquivo do sshd_config e a flag “PermitRoot Login yes” tava comentada descomentei.

    3) Rodei o script store-passwd.sh e rebotei.

    Não sei qual passo resolveu mas a sequencia toda funcionou, agora to partindo pro debian, to terinando de baixar la no 4shared

  38. moreiral23 de fevereiro de 2015 at 23:17

    Leonardo, funfou o debina no meu DNS 320L, coisa linda!!!! Obrigado pela ajuda.

  39. Vanderson Oliveira17 de abril de 2015 at 1:42

    Olã Leonardo, tudo BLZ: Tem ideia de como faço para instalar o AddOn plex? tem pra baixar no site da Dlink : http://dlink.vtverdohleb.org.ua/Add-On/ + nao faço ideia de como instalar, sou zero no Linux… rrsrsr
    Se puder dar um help, ou um Melhor, Super Help…rsrs

    Obrigado!

    • Leonardo Lima de Vasconcellos4 de maio de 2015 at 10:51

      Muito interessante esses addons. No meu DNS-320 não aceita, então tenho que fazer na mão. Você conseguiu fazer funcionar?

  40. Vitor Pontual26 de agosto de 2015 at 20:42

    Leonardo, beleza?

    Tenho um NAS DNS-320L, tentei fazer o seu tutorial e estou tendo problemas no procedimento, quando copio os arquivos fun_plug e o fun_plug.tgz, dou restart no NAS, não acontece nada.

    • Leonardo Lima de Vasconcellos27 de agosto de 2015 at 15:18

      Os arquivos que disponibilizei neste post são para o DNS-320 e não para o 320L. No google você encontrará os arquivos corretos e o procedimento é basicamente o mesmo.

  41. Eduardo.7 de março de 2016 at 14:02

    Leonardo, boa tarde.

    Gostaria de saber se esse procedimento de instalação do fun_plug e o do Debian serve para o modelo 320l ?

    Obrigado e parabéns pelas publicações do seu site, são muito uteis.

  42. Helber6 de setembro de 2016 at 20:04

    Leonardo, boa noite.

    Gostaria de saber se é possível a instalação do fun_plug para o modelo DNS-327L firmware 1.06?

  43. Helber9 de setembro de 2016 at 9:56

    Bom dia Leonardo,

    Gostaria de saber se tem como atualizar o PHP (5.2.17) e MySQL (5.1.56) do meu NAS Dlink DNS-327L?

    • Leonardo Lima de Vasconcellos9 de setembro de 2016 at 18:09

      A princípio sim. Se você instalar o fun_plug, nele existe um gerenciador de pacotes slacker onde você pode instalar de forma mais facilitada o php e o mysql mas talvez não exista estas versões específicas. Caso as versões disponíveis no fun_plug / slacker não sejam suficientes você pode baixar os fontes e compilar eles para o processador ARM de acordo com as especificações do NAS. Não é tarefa muito simples mas funciona. Eu mesmo já compilei módulos de kernel para o meu NAS. Foi punk mas com persistência você consegue.

  44. Helber10 de setembro de 2016 at 8:44

    Leonardo, estas versões que citei acima são as que se encontra instalada no meu NAS portanto gostaria de saber se é possível instalação das atuais disponíveis. Gostaria de saber também se existe outra fonte confiável para eu baixar o fun_plug pois o site Inreto.de está indisponível a dias.
    Obrigado!

  45. Helber13 de setembro de 2016 at 12:32

    Leonardo, boa tarde.

    Depois de alterar o script, coloquei os arquivos do fun_plug na raiz (Volume_1) reiniciei o NAS e não executa.

    cd /

    if [[ ! -d /mnt/HD/HD_a2 ]]; then
    FFP_HDD=/mnt/HD/HD_a2
    else
    FFP_HDD=/mnt/HD/HD_a2

    é isso mesmo?

    Transferi os arquivos via SSH alterando permissão para 777 e também pelo Windows.

    pode me ajudar?

    • Leonardo Lima de Vasconcellos14 de setembro de 2016 at 1:05

      É complicado eu falar alguma coisa porque meu NAS é diferente do seu. Sugiro você verificar se o caminho que você alterou (/mnt/HD/HD_a2) é realmente o correto para o seu modelo. Normalmente o script salva um arquivo de log (ffp.log). Veja se ele existe e se tem algum erro.

Deixe uma resposta