O primeiro Post a gente nunca esquece…

Saudações terráqueos!

Este é o primeiro Post de múitos que devem vir, ou pelo menos assim espero! 🙂

Resolvi escrever este blog para registrar as dificuldades e soluções que encontro no dia a dia envolvendo tecnologia. Para ser preciso, resolvi mesmo escrever para registrar as minhas aventuras no mundo Linux.

Conheço Linux desde 1999 quando fiz um curso do Conectiva Linux (hoje Mandriva) na Dualline, onde trabalhei na época. Inclusive meu professor foi o Augusto Campos, mais conhecido como Brain do site br-linux.org. Depois do curso administrei um servidor web com Linux Slackware na SCTEL uma empresa de telecomunicações que trabalhei depois que sai da Dualline e além disso já fiz várias instalações de servidores como prestador de serviços de infra-estrutura de rede. Normalmente eu instalava o RedHat ou o CentOS depois que foi lançado. Apesar de ter contato com Linux durante toda a minha vida profissional até 2011 não tinha usado em minha máquina pessoal. Passei a usar o Ubuntu como meu sistema principal em uma máquina dual boot com o Windows 7 quando fui trabalhar com desenvolvimento web Java na Totvs (sim, eu já trabalhei em quinhentas empresas diferentes e isso é assunto para um outro post). Tomei esta decisão após constatar que os servidores de aplicação Java como JBoss, da RedHat, ou o GlassFish, da Oracle, se integravam melhor ao Linux do que ao Windows. Aliás é comum um servidor Java Enterprise rodar no Linux.

Então, minha experiência diária com o Linux foi com o Ubuntu logo após da adoção do Unity como interface gráfica padrão. Não sei se foi culpa minha, do Unity, dos milhões de tweeks que fiz no sistema mas a minha relação com o Ubuntu sempre esteve longe de ser estável. Por isso agora resolvi usar o Linux Mint Debian pois ouvi dizer que é mais estável e um pouco mais amigável do que o Debian mesmo. Então o que me motivou a escrever este blog é que toda a vez que formato minha máquina para instalar uma distro diferente do Linux faço vários ajustes no sistema e instalo vários programas e depois esqueço como se faz :-P. Desta vez resolvi anotar!

Também posso compartilhar minhas experiências com programação Web e Mobile e algumas notícias sobre assuntos pertinentes ou qualquer outra coisa que vier a cabeça.

Espero que gostem do blog para ele servir para algo mais do que apenas minhas anotações.

Abraços,

Leonardo Lima de Vasconcellos

Sobre o autor

Um desenvolvedor web veterano que está sempre a procura de novas tecnologias que facilitem o desenvolvimento de aplicativos ricos para a internet. Louco por tecnologia, games e Linux.

1 Comentários

  1. Rafael Lima de Vasconcellos24 de julho de 2012 at 17:23

    Parabéns pela iniciativa Léo… compartir o conhecimento é a melhor forma de adquirir novos…

    Sucesso!!!

    Rafa…

Deixe uma resposta