Trabalhando com absolute path em imagens e links de posts do WordPress

Estou iniciando o desenvolvimento deste blog que você lê e no momento uso ele no meu ambiente de desenvolvimento. Tenho apache2, php e mysql instalado no meu Linux Mint Debian e o
WordPress está rodando em localhost. A primeira vez que fui testar o site em outra maquina da rede usei o IP da máquina servidor, www.devhouse.com.br e percebi que o CSS e nenhuma imagem estava funcionando.
O CSS foi resolvido editando as configurações do site e alterando de http://www.devhouse.com.br para http://www.devhouse.com.br em “Endereço do WordPress” nas configurações gerais conforme a figura abaixo:

Configurações Gerais do WordPress

Configurações Gerais do WordPress.


Após a alteração o site apareceu corretamente mas as imagens nos posts não. Procurando na internet verifiquei que é uma característica do WordPress para SEO e facilitar a vida de alguns plugins. O problema que veja é imagine se um dia eu resolver mudar de domínio? Imagina o problema que seria depois de anos de publicação ter que alterar todos os posts? Bom é isso mesmo que teremos que fazer mas de uma forma mais facil: rodando um pequeno comando sql no banco do WordPress.

Você pode abrir o phpMyAdmin, o MySQL Workbench ou via linha de comando. Execute a seguinte sentença SQL:

update wp_posts set post_content = replace(post_content,'http://www.devhouse.com.br','http://www.devhouse.com.br')


Substitua “http://www.devhouse.com.br” pelo seu endereço.

Caso você não tenha acesso ao banco de dados pode instalar o plugin Search and Replace que tem como função buscar strings em todo o site e fazer a substituição.


É isso!

Sobre o autor

Um desenvolvedor web veterano que está sempre a procura de novas tecnologias que facilitem o desenvolvimento de aplicativos ricos para a internet. Louco por tecnologia, games e Linux.

Deixe uma resposta