wgetmd5 um shell script que verifica o md5 do download com wget

Quando é necessário fazer download de arquivos grandes, como distribuições linux, é prudente não confiarmos totalmente no browser para estes downloads pois alguns pacotes podem ser perdidos sem dar erro no download e depois temos problemas com o sistema sem saber por que.

Então, para treinar a construção de bash scripts e também já automatizar essa pequena tarefa que criei o wgetmd5 que nada mais é a junção do wget com o md5sum para calcular o hash md5 do download e comparar com o arquivo md5 que for indicado como parâmetro.

O uso é:

$ wgetmd5 url_do_arquivo url_do_arquivo_md5

Ex:

$ wgetmd5 ftp://ftp.gimp.org/pub/gimp/v2.8/gimp-2.8.0.tar.bz2 ftp://ftp.gimp.org/pub/gimp/v2.8/gimp-2.8.0.tar.bz2.md5


Sobre o autor

Um desenvolvedor web veterano que está sempre a procura de novas tecnologias que facilitem o desenvolvimento de aplicativos ricos para a internet. Louco por tecnologia, games e Linux.

2 Comentários

  1. Erin Moody6 de junho de 2013 at 11:24

    Amigos sou novo nesse fórum, espero está postando na sala correta, se não me desculpem o erro. O meu problema é o seguinte: coloco o cd do biglinux 4.2 no driver e reinicio o pc, e carrega tudo certinho e aparece a tela do login ( usuário e senha ) , já tentei usuário biglinux/ senha BIGLINUX, sem senha , com tudo maiúsculo, tudo minúsculo e nada de conseguir abrir o sistema. Estou querendo primeiro conhecer o sistema para depois instalar no hd, estou tentando usar o live cd e não consigo ver o sistema funcionar. O cd foi gravado em baixa velocidade e baixado em banda larga ( não usei gerenciador de downloads ). Já testei com o kurumin 5, 7 e o light e todos funcinam sem problemas. Queria muito usar esse biglinux, mais não estou tendo chance. Obrigado pela atenção de todos.

    • Leonardo Lima de Vasconcellos6 de junho de 2013 at 14:28

      Isso já aconteceu comigo algumas vezes com o Ubuntu e Linux Mint. O problema era o software que eu usei para gerar o usb bootavel. Eu usava sempre o unetbootin ou o http://www.pendrivelinux.com/. Experimente criar um pendrive com um desses dois softwares. Se der o mesmo problema use o outro. Um dos dois vai criar a imagem correta. Normalmente LiveCDs não precisam de senha. Depois compartilha conosco como fez funcionar. Boa Sorte!

Deixe uma resposta